
Talento de Jardim Alegre ganha destaque nacional no tênis de mesa paralímpico
Atletas de Jardim Alegre ganham destaque nacional no tênis de mesa paralímpico ao participarem do Camping Escolar da CBTM em São Paulo, após conquistas nas Paralimpíadas Escolares de 2025.
Jardim Alegre volta a ser motivo de orgulho no cenário esportivo nacional.
As atletas Júlia Carvalho e Isabelly Passos estão representando o município no Camping Escolar da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Entretanto, esse evento que acontece entre os dias 25 e 31 de janeiro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
O evento reúne jovens promessas do tênis de mesa paralímpico de todo o país e tem como foco o desenvolvimento técnico e a identificação de novos talentos.
A convocação das atletas é resultado direto do excelente desempenho obtido nas Paralimpíadas Escolares de 2025.
Isto é, quando ambas conquistaram o título de campeãs em suas respectivas classes.
Júlia Carvalho compete na classe 11, enquanto Isabelly Passos atua na classe 10, demonstrando alto nível técnico e grande potencial competitivo.
Leia também: Brasil mergulhado na corrupção: segundo a Bíblia, qual será o fim dos corruptos?
Convocação reflete desempenho e investimento no esporte
Além disso, durante o período de treinamento intensivo, as atletas recebem passagens aéreas, material esportivo (agasalho) e ficam alojadas no próprio Centro Paralímpico.
Além do mais, tem direito a três refeições diárias. O camping escolar tem como principal objetivo o aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos da modalidade, bem como o acompanhamento contínuo de atletas que podem integrar futuramente as seleções nacionais.
Júlia Carvalho é atleta do município de Jardim Alegre, enquanto Isabelly Passos, natural de Jandaia do Sul, representa oficialmente Jardim Alegre em competições.
Ou seja, ambas estão sendo federadas pela Associação de Tênis de Mesa de Jardim Alegre. Esse vínculo reforça o papel do município como formador de talentos esportivos no Paraná.
Bolsas, apoio institucional e projeção internacional
Outro ponto importante é que as duas atletas são bolsistas do Programa Geração Olímpica e Paralímpica, iniciativa da Copel em parceria com o Governo do Paraná.
Além disso, ambas foram indicadas ao Bolsa Atleta Nacional, do Ministério do Esporte, que prevê o pagamento de 12 parcelas no valor de R$ 1.025,00.
Júlia Carvalho, inclusive, recebeu indicação específica para o programa nacional, reforçando seu destaque no cenário esportivo.
Diante desse contexto, a expectativa é que, em breve, Júlia e Isabelly sejam convocadas para a Seleção Brasileira Paralímpica, consolidando o trabalho sério e contínuo desenvolvido nos últimos anos.
Todo esse sucesso é reflexo do apoio constante da Secretaria Municipal de Esportes de Jardim Alegre, que acredita, investe e fortalece o tênis de mesa como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e formação de atletas de alto rendimento.
Fontes
- Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
- Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)
- Programa Geração Olímpica e Paralímpica – Copel / Governo do Paraná
- Ministério do Esporte – Programa Bolsa Atleta



