
Restauração e Ampliação da PRC-272 entre Mauá da Serra e Porto Ubá
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), anunciou recentemente um projeto ambicioso para a restauração e ampliação da PRC-272, entre Mauá da Serra e Porto Ubá, distrito de Lidianópolis.
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Entretanto, essa iniciativa visa transformar a experiência de deslocamento no Vale do Ivaí, oferecendo mais segurança e eficiência para os usuários da rodovia.
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Detalhes do Projeto
Em primeiro lugar, o trecho de 54,81 quilômetros terá sua infraestrutura completamente renovada. Começando no entroncamento com a BR-376 e seguindo até a PRC-466, a obra será essencial para a conexão de rodovias inteiramente de concreto, unindo Guarapuava a Mauá da Serra.
Além do mais, Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, destaca que a obra trará “muito mais agilidade e segurança” para o transporte de carga e o escoamento da produção agropecuária.
Inovações na Construção
Além disso, a obra utilizará a técnica de whitetopping, que integra o pavimento asfáltico existente como base para uma nova camada de concreto.
Com faixas de tráfego de 3,60 metros de largura e acostamentos de 2,50 metros, o projeto inclui 31,70 quilômetros de faixas adicionais em subidas e curvas acentuadas.
Essa configuração permitirá ultrapassagens sem causar lentidão, otimizando o fluxo de veículos.
Melhorias e Infraestrutura
Posteriormente, durante a etapa de projeto, serão avaliadas melhorias para aumentar a capacidade de tráfego. Isso incluirá correções de traçado, adequação de interseções e a criação de vias marginais e interseções em desnível.
Fernando Furiatti, diretor-presidente do DER/PR, explica que essas medidas são fundamentais para atender à crescente demanda da região.
Viadutos e Rotatórias
Assim, além das melhorias no pavimento, três viadutos serão construídos ao longo do trecho. Um estará localizado em Faxinal, outro em Cruzmaltina e o terceiro no entroncamento com a PR-453, que dá acesso a Borrazópolis.
Novas rotatórias em nível também serão implementadas para facilitar o tráfego.
Execução e Prazos
Finalmente, o edital, que segue o regime de contratação integrada, prevê a elaboração de projetos básicos e executivos em 10 meses, seguidos pela execução da obra em 24 meses.
A sessão de disputa está agendada para 13 de março no portal de compras do governo federal.
Com este projeto, o Paraná reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de infraestrutura, promovendo melhorias que beneficiam diretamente a população e a economia local.

